A motelaria do futuro começa agora

Em busca de insights e novas estratégias para trazer novos clientes aos seus negócios, moteleiros participam da 57ª edição da Equipotel. Evento aconteceu entre 10 e 13 de setembro, em São Paulo

Por Daniele Amorim

O que é necessário para o moteleiro estar preparado para o futuro? Tecnologia? Sustentabilidade? Branding? Arquitetura? Todos esses questionamentos foram feitos — e alguns respondidos —, ao menos parcialmente, na sétima edição do Motel Design, da Associação Brasileira de Motéis (ABMotéis). Entre 10 e 13 de setembro, o espaço de 273 m² foi parte da 57ª edição da Equipotel, a maior feira de hospitalidade da América Latina. O evento aconteceu em São Paulo (SP).

Para reforçar a importância da integração de ferramentas tecnológicas na experiência do consumidor de motéis, a segunda edição, dentro da Equipotel, do Guia de Motéis Talks – sessão de palestras dinâmicas com o objetivo de discutir questões importantes da motelaria – teve sua programação direcionada ao futuro em diferentes frentes, como arquitetura, branding, serviços de governança, design de interiores e marketing. “Escolhemos os temas baseados no que acreditamos ser pertinente para a discussão do setor. Ninguém vem aqui para assistir a uma palestra e sair com uma receita pronta. É para iniciar uma conversa sobre o que é importante para o mercado”, explica o fundador do Guia de Motéis, Rodolfo Elsas.

A importância da programação das palestras para o setor moteleiro também é apreciada pela Reed Exhibitions Alcantara Machado, empresa organizadora do evento. “A parceria com o Guia de Motéis é fundamental. Estamos em nosso segundo ano de parceria e, a partir do momento que trouxemos esse conteúdo do talks com a chancela do Guia, consequentemente trouxemos informação e conteúdo pertinente para esse público”, reforça a gerente de produto Thaís Faccin.

E muitas dessas discussões foram feitas. O presidente da ABMotéis, Felipe Martinez, e o diretor da Associação, Leonardo Dib, apresentaram uma palestra sobre previsões para a motelaria do futuro. Pode acreditar que essas tecnologias estão atreladas a todo o processo de compra do cliente — desde a decisão de escolher o motel para a estada, utilizando ferramentas de avaliação para checar a reputação do estabelecimento e reservando a suíte com o guia de motéis go, até a hora da chegada ao local com um aplicativo de transporte e o consumo dentro da suíte, com ambientes ‘instagramáveis’. “A Equipotel é o lugar para se inspirar, se atualizar e adaptar para a sua realidade. E o Guia de Motéis Talks é para provocar essa reflexão”, ressalta o presidente da ABMotéis.

Mas não é só de futuro que o mercado vive. A reflexão sobre o passado é essencial para traçar um plano mais estratégico para os próximos anos. Pensando nisso, a suíte do Motel Design 2019 foi inspirada no movimento artístico Bauhaus. A escola alemã, que se tornou centenária neste ano, teve sua importância impressa no estande com formatos geométricos.

“O movimento traz a questão da simplicidade e de um conteúdo moderno para arquitetura e design. Construímos a suíte em um modelo com apoio em elementos inspirados na arte visual da pintura, como Mondrian e Kandinsky. Usamos elementos de transformação para sugerir ao setor a importância do investimento no design na área de motéis”, explica a arquiteta da Idea Prima, Patrícia Fochi. Ela e a sócia Debora Ambrosio criaram o projeto da suíte exposta. Além da inspiração no movimento europeu, essa foi a primeira vez que uma piscina foi incorporada ao projeto. A escola alemã de design se baseava no mote “forma seguida de função”, ou seja, os artistas tinham em mente criar peças que, além de esteticamente bonitas, fossem funcionais. E esse objetivo foi alcançado na exposição da suíte.

Foi para conhecer essas e outras novidades que os irmãos e moteleiros Ivo e Thiago Gonçalves foram até a Equipotel deste ano. Thiago é proprietário do Kiss me e Ivo está à frente do Intense Motel, ambos na capital paulista. “A troca de informações entre moteleiros é muito importante, até mais relevante que a captação de produtos”, afirma Thiago. E o futuro também é alvo de preocupação para os dois moteleiros. “Estamos investindo nas redes sociais e entramos no guia de motéis go há um mês. Reservar pelo celular é o futuro”, aposta Ivo.

A produtiva interação entre colegas na Equipotel também foi apontada pelo proprietário do Apple Motel e Zapt Motel, Ricardo Monteiro: “Venho aqui há pelo menos 28 anos. É primordial o bate-papo entre colegas do próprio ramo e com fornecedores. Hoje em dia, conversamos mais por e-mail ou WhatsApp, e aqui é uma oportunidade para estreitar os laços”.

Os iniciantes em Equipotel também são bem recebidos pelos colegas mais experientes. É o que atesta o empresário Elisandro Silva, dono do Velas Motel, em Cascavel (CE), que visitava pelo segundo ano a feira de hospitalidade: “Venho em busca de conhecimento. É maravilhoso para quem quer investir em seu próprio negócio”.

Perguntado sobre a importância de se visitar a Equipotel, Rodolfo Elsas, do Guia de Motéis provoca: ““Equipotel é obrigação. Quem não vem está perdendo tempo. Trabalhar não é só ficar dentro do escritório do motel. Não é possível que você não saia com, pelo menos, uma ideia que possa fazer a diferença”. E aí, nos vemos em 2020 na Equipotel?

Veja como foi a programação do Guia de Motéis Talks na Equipotel

Dia 10

Guilherme Sebastiany — Como construir
a reputação da sua empresa

Maria José — Mudanças no modelo clássico
de serviços

Dia 11

Debora Ambrósio e Patrícia Fochi Araújo — Motel Design 2019 e Debate:
Arquitetura na motelaria

Anderson Scriboni — Novas tecnologias
em design de interiores

Dia 12

Leonardo Dib e Felipe Martinez — Motel da era digital — Previsões para o futuro da motelaria

Julio Cosentino (RenTV) — Recebendo
um hóspede de cinco mil noites no seu hotel

Dia 13

André Noer e Carla Carboni — TV interativa
e pesquisa de satisfação

Felipe Bogéa — Automação de marketing
como diferencial competitivo no setor hoteleiro

Lembre-se

Para assistir ou relembrar os conteúdos apresentados nas palestras, acesse o Guia de Motéis Academy em guiademoteis.com.br/academy. As palestras dessa edição da Equipotel estão lá. Bons estudos!

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *