Alô, tem alguém aí?

Seja bem-vindo ao ano de 2010, onde tudo acontece na Internet, inclusive reclamações sobre o seu motel.

Já faz algum tempo que ninguém mais liga ou manda uma carta para o seu motel para fazer uma reclamação. É por que hoje isso acontece na Internet de duas maneiras: primeiramente pelo canal do seu site, chamado geralmente de Fale conosco ou Contato. Só que mais de 90% das mensagens de clientes enviadas por esse meio, afirmo com base em fontes relevantes, são ignoradas completamente. Isso para você é um absurdo ou um mal silencioso que você pensa não o afetar em nada? Pense bem… Imagine a frustração de um cliente que escreve para o seu motel e fica sem resposta. Sabe o que esse cara faz? Segue para a segunda forma de ele reclamar, “queimando o filme” do seu motel, botando a boca no trombone, ou melhor, na Internet!

É, meu amigo, a coisa pode ficar (ou já estar) preta para o seu lado. Hoje a Internet oferece vários sites e ferramentas onde as pessoas falam publicamente sobre as suas insatisfações com as empresas com as quais se relacionam. Alguns exemplos são comunidades no Orkut como “Eu odeio a empresa tal”, além do Twitter, do Facebook e de sites de reclamação como o Reclame Aqui. Confira você mesmo. Acesse https://www.reclameaqui.com.br/ e digite a palavra “motel” no campo de busca. Veja quantas reclamações estão lá sem resposta. Quem sabe você não tem “sorte” e encontra o seu motel tendo o “filme queimado” por lá? A chance é grande…

No site Guia de Motéis oferecemos um serviço chamado Dedo-Duro, em que todos os meses milhares de usuários escrevem diretamente para os motéis, mas infelizmente cerca de 70% deles ficam sem resposta. Imagina a felicidade deles ao serem ignorados.

Portanto, minha recomendação é que você dê a atenção devida para a Internet. Muito em breve ela será o único canal de comunicação entre empresas e clientes. Você pode evitar que o seu motel tenha o “filme esturricado” por aí. E se não sabe por onde começar, aí vai a receitinha básica do bolo:

1- Acesse diariamente o e-mail de contato do seu motel, respondendo a todas as mensagens;

2- Responda ao Dedo-Duro do Guia de Motéis sempre;

3- Cadastre seu email de contato no site Reclame Aqui;

4- Fique de olho nas redes sociais como Twitter, Orkut e Facebook.

Agora, se você leu esse texto até aqui e acha que eu estou falando grego ou bobagem, acredite: você precisa de ajuda urgentemente. A Internet há muito tempo deixou de ser o mundo virtual para ser o mundo real!

Rodolfo Elsas é diretor comercial do Guia de Motéis.

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *