Como modernizar seu motel do dia para a noite (e sem investir um centavo!)

Embora sejam primos distantes e tenham propósitos diferentes, a hotelaria pode ensinar aos moteleiros novas maneiras de gerenciar seus negócios. Por exemplo: você já pensou em alugar os equipamentos eletrônicos das suas suítes?

À primeira vista, essa ideia pode parecer absurda para você. Porém, no mundo todo é prática comum no segmento de hospitalidade. Aqui no Brasil, por exemplo, diversas redes hoteleiras optaram pela locação de seus televisores frigobares e aparelhos de ar-condicionado, além de hospitais, escolas e universidades.

O conceito é simples: o empresário deixa de investir seu dinheiro em equipamentos que em, no máximo, três anos estariam obsoletos e paga uma pequena mensalidade pela locação deles. A conta fecha e as vantagens são muitas. Listamos as principais:

  • Os custos de instalação e manutenção preventiva estão inclusos na mensalidade;
  • Não há preocupação com a perda de garantia dos aparelhos, nem a necessidade de investir ainda mais capital em uma garantia estendida, já que a responsabilidade desses equipamentos é da locadora – que tem o dever de mantê-los em pleno funcionamento durante toda a vigência do contrato. Já em casos de aparelhos próprios, os custos de manutenção, instalação, revisão e reposição são do proprietário;
  • Assistência técnica permanente, sem custo adicional, 365 dias por ano e a substituição imediata do equipamento em caso de quebra;
  • Em situações emergenciais, pode-se contar com a disponibilização de equipamentos reserva para pronta substituição;
  • Renovação constante dos equipamentos, situação que não acontece quando o aparelho é comprado pela própria “acomodação” dos estabelecimentos. Esta renovação além de gerar economia de energia mantém o estabelecimento “com cara de novo” demonstrando um investimento constante;
  • Vantagem financeira real, quando comparado com leasing ou compra parcelada devido a desvalorização do equipamento (ares condicionados, televisores, frigobares e outros eletroeletrônicos não são imóveis que valorizam);
  • Outro fator atraente é o preço e o retorno financeiro que terá em receita mensal, sendo que o dinheiro economizado pode ser investido em modernizações e novas atrações para o empreendimento.

Mas será que a conta fecha? Será que não vale a pena desembolsar um valor inicial e depois não gastar mais nada com os equipamentos comprados? Afinal, ninguém quer mais uma mensalidade no plano de contas do seu motel, não é?

Após analisar todos esses fatores, Leonardo Dib, sócio do Lush Motel, em São Paulo, optou por alugar todos os televisores e ares-condicionados do motel. “Decidimos investir o valor que seria gasto em equipamentos na reforma do Lush. Se levarmos em conta a depreciação dos equipamentos, o custo de manutenção e reposição deles, alugar é muito vantajoso, principalmente quando falamos em ar-condicionado, visto que o valor de locação inclui a instalação e manutenção dos equipamentos o que, em geral, é um serviço oneroso”.

Se por um lado Dib optou por investir o capital na reforma do Lush, Eduardo Campos, proprietário do Motel Master Plaza, no interior de São Paulo, escolheo o sistema de locação para modernizar todos os equipamentos do seu motel, que está em um processo de reformas, sem desembolsar nem um centavo. “Literalmente da noite para o dia, 30 das minhas 40 suítes receberam frigobares novos. Essa modernização imediata fez com que eu conseguisse reajustar as minhas tarifas. Com isso deu para pagar a mensalidade e ainda sobrou para eu executar o meu plano de reformas”. Campos já se beneficia do sistema de locação há seis anos. E o que mais Dib e Campos têm em comum? Ambos alugam seus equipamentos com a Colortel – e gostam disso.

Há mais de 40 anos no mercado e considerada a maior empresa de locação de equipamentos eletrônicos do país, a Colortel surge como alternativa para quem quer garantir a modernização de seus motéis, comprovando que locação não é para o empresário que não tem dinheiro, mas sim, é para aqueles que querem  economizar e com essa economia investir em outras áreas do negócio. Ela é a maior locadora de equipamentos do Brasil, atendendo em todo o território nacional e tendo mais de 130 mil aparelhos locados por quase quatro mil clientes. Entre os equipamentos estão televisores (LCD e LED), ares-condicionados e frigobares.

Para Michele Barros, gerente da Colortel, a troca de aparelhos é fundamental em um negócio focado em hospedagem. “Ninguém se hospeda em um lugar que é inferior à sua própria casa. Por isso, é importante que os motéis mantenham seus equipamentos sempre atualizados. E nós estamos prontos para dar as condições disso acontecer”.

Se você acredita nessa ideia e está pronto para mudar radicalmente a cara das suas suítes, agende uma visita da Colortel.

Colortel

Site: www.colortel.com.br

Tel.: 0800 025 2872

A Colortel participou da edição #13 do MotelCast, cujo tema foi retrofit. Acesse www.motelcast.com.br para ouvir e conhecer mais sobre a empresa.

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *