Gerenciar ou liderar?

O que você anda fazendo? Gerenciando pessoas ou sendo um líder para elas? Há uma grande diferença entre gerenciar e liderar. Devemos trabalhar no gerenciamento de “coisas” para poder focar nossa liderança nas pessoas.

Estamos acostumados a gerenciar tudo à nossa volta, com controle, organização, planejamento e execução, itens essenciais para o bom andamento das empresas. Estoque, despesas, compras e vendas devem ser gerenciados com precisão. Mas não podemos esquecer: uma empresa é feita de pessoas. Só que elas não podem ser simplesmente gerenciadas. Você quer resultados melhores? Então pense nos seus colaboradores de outra forma. Lidere-os!

Saiba ouvi-los – Pessoas têm pensamentos, sentimentos e idéias. Seu estoque não cria sugestões de melhorias nos processos. Seus colaboradores, se você estiver disposto a ouvi-los, poderão fazer isso. Eles podem sugerir novas formas de fazer as tarefas para reduzir o tempo de execução, os custos e as despesas. Saber ouvir não é fácil. Mas é possível aprender com exercícios diários.

Seja exemplo – Suas atitudes serão copiadas por muitos de seus colaboradores. Então, preste atenção em seu comportamento e atitudes. Se você os trata bem, esta provavelmente será a forma com que eles tratarão aqueles que, no final, são quem pagam as contas. Mas, se estiverem infelizes e desmotivados, cuidado! Isto pode se refletir no atendimento ao cliente.

Delegue – Delegar não significa passar tarefas ou dar ordens. É preciso ter confiança no colaborador, na forma com que ele resolve os problemas e, mais do que tudo, ajudá-lo e ensiná-lo. Saiba que as pessoas trocam de emprego na maioria dos casos, por conta das chefias, que as tratam como “coisas”, e não como pessoas.

Este ciclo não termina: os colaboradores atendem seus clientes, e estes, são quem pagam suas contas. Então, cuide muito bem de seus colaboradores. Seja um verdadeiro líder. Assim, eles também vão cuidar bem de seus clientes, que voltarão sempre.

Teresa Campos Salles, diretora da TECS Consultoria e Desenvolvimento é formada em Administração de Empresas, com especialização em Desenvolvimento Humano e em Gestão por Competências – teresa.salles@terra.com.br

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *