‘Hiperconveniência’

Estamos vivendo uma mudança de comportamento na relação de consumo em todos os setores, e percebemos, por parte dos clientes, uma busca intensa pela conveniência na hora de comprar um produto ou serviço. Esse comportamento vem aumentando a cada ano, gerando um sentimento de “urgência do consumidor”, o que deu origem ao conceito de ‘hiperconveniência’.

Os consumidores querem conveniência na hora de estacionar, de pegar um táxi ou Uber, de escolher um produto, pagar, receber, contratar serviços, enfim, em tudo que consomem no dia a dia. A hiperconveniência pode ser resumida pela demanda por menos tempo e menor esforço comprometido em qualquer processo de compra. Como resultado, empresas de todos os setores vêm se adequando: mudam-se as embalagens de produtos, desenvolvem-se operações mais práticas e novas categorias (como alimentos pré-prontos ou delivery); formatos de loja são mudados, formas de caixas alternativos para pagar e reduzir filas são criadas, além de os horários de funcionamento serem alterados. Criam-se, assim, novos serviços.

É dentro desse contexto da busca dos consumidores por uma maior conveniência que precisamos pensar o nosso produto ‘motel’. Vamos refletir na prática como funciona ir atualmente a um motel? O hóspede sai de casa sem saber se existe uma suíte disponível, dirige por cerca de 20 minutos e, ao chegar na recepção, é informado que precisará ficar em uma fila de espera ou que a suíte desejada já está ocupada para o pernoite. A situação piora se ele foi até o motel de táxi ou Uber! Agora imagina oferecer ao hóspede a opção para, antes de sair de casa, checar a disponibilidade da suíte desejada em tempo real pelo celular e já reservá-la para ir imediatamente ao motel escolhido sem se preocupar com disponibilidade? Não acha que estaríamos oferecendo um serviço com muito mais conveniência?

Nós já podemos parar de imaginar, pois isso é hoje uma realidade com o guia de motéis go, aplicativo para celular que permite oferecer essa opção aos nossos hóspedes. Em minha opinião, esse tipo de ferramenta contribui muito para modernizarmos e ressignificarmos o conceito de motel, ao nos adequarmos ao perfil desse novo consumidor. Esse é um dos pilares do nosso trabalho na ABMotéis, por isso quis trazer nesta edição o conceito de conveniência ao falar sobre esse lançamento inovador do Guia de Motéis.

Felipe Martinez

Presidente da Associação Brasileira de Motéis (ABMotéis)

felipe@abmoteis.com.br

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *