Muito prazer, Bons de Cama!

 

A maior pesquisa já feita com usuários de motel revela dados sobre quem freqüenta esses estabelecimentos ao menos uma vez por semana. Resultado motiva lançamento de novo site

O Guia de Motéis encomendou uma ampla pesquisa para saber como se comportam os clientes de motéis no Brasil. Com base nesse estudo, realizado com quase 30 mil usuários do site, em abril de 2007, a empresa identificou um grupo distinto e muito especial para o mercado moteleiro: os clientes batizados de “bons de cama”. Aqueles que frequentam motéis uma, duas ou mais vezes por semana. Esse seleto grupo de pessoas, que representa 27% do total de clientes, é o alvo do novo site criado pelo Guia de Motéis: o Bons de Cama.

Além de identificar os clientes bons de cama, a pesquisa mostrou quais são os fatores que motivam a decisão na hora da escolha de um motel. A revelação é que o brasileiro está mesmo preocupado com os benefícios financeiros que o estabelecimento oferece, ou seja, promoções e descontos são fundamentais para as pessoas na hora de escolher o estabelecimento para a estadia.

Em segundo lugar, na hora da escolha, pesa o preço; e, em terceiro, a localização, seguida por fatores como decoração e hidromassagem. Almoço grátis, drinques e piscina foram itens pouco valorizados pelos participantes do estudo.

Como foi feita a pesquisa

O Guia de Motéis contratou uma das mais experientes empresas de pesquisa de mercado, a Target Marketing. A técnica utilizada foi a participação espontânea pela internet, avaliada como positiva, segundo o gerente de projeto da empresa, Guilherme Luiz, encarregado do estudo. “Pelo tamanho da amostra, seria inviável realizar entrevistas telefônicas, face a face ou por qualquer outra técnica de coleta de dados. Os usuários do Guia de Motéis foram receptivos e tudo foi realizada no prazo determinado”, afirma o executivo.

Um questionário foi enviado aos usuários do Guia de Motéis, que acessavam um site e respondiam por meio de uma senha. Respeitando o código de ética imposto às empresas do segmento de pesquisa de mercado, a Target garantiu aos respondentes total confidencialidade das informações, ou seja, as respostas foram analisadas em seu conjunto geral. Também foi oferecido um brinde de participação. A amostra de participantes foi separada por filtros, de acordo com uma determinada cota por estados brasileiros. “Nesse sentido, atingimos todas as metas”, diz Guilherme Luiz.

Uma vez identificado o nicho de clientes bons de cama, uma pergunta foi feita à eles e a resposta deu origem ao novo site que o Guia de Motéis acaba de lançar. Os internautas estariam dispostos a pagar uma pequena mensalidade ou taxas periódicas para terem benefícios ainda maiores do que os já oferecidos normalmente?

Sim, eles gostam mesmo é de motel!

“A aceitação do serviço, o interesse em usá-lo e a disposição em pagar para ter privilégios ainda mais especiais do que os já oferecidos pelo Guia de Motéis e outros veículos de comunicação, como os próprios sites dos motéis, são os pontos positivos de maior destaque no resultado”, diz Guilherme Luiz, da Target, responsável pela pesquisa. Baseado nessa informação, o Guia de Motéis lança o site Bons de Cama, que traz benefícios não só aos clientes, mas também ao mercado moteleiro, que acaba de ganhar um novo portal para divulgação de motéis.

Para entrar no clube de benefícios do Bons de Cama, o usuário precisa pagar uma mensalidade de R$ 4,00 ou optar pela taxa semestral de R$ 19,00. Também está disponível o pagamento anual de R$ 34,00. “É impressionante o grau de aceitação apresentado pela pesquisa em relação às tarifas. Isso nos mostrou um novo mercado, mais ávido por benefícios, mais direcionado ainda”, declara Karin Henske, gerente comercial do Guia de Motéis. O Bons de Cama tem todo o sistema necessário, integrado com os meios de pagamento, para que os internautas possam pagar suas parcelas com toda a segurança.

Separando o joio do trigo

“A principal vantagem para os moteleiros é ter uma comunicação direta com quem realmente frequenta, e muito, motel. Com esse site estamos separando o joio do trigo”, diz Karin. A afirmação faz sentido, já que os usuários do Bons de Cama são exatamente  aqueles que já gostam de motel, freqüentam esses estabelecimentos ao menos uma vez por semana e merecem ter certas regalias em comparação com os clientes esporádicos.

Se eles estão pagando para ter descontos e benefícios melhores do que os já existentes, é porque são clientes assíduos. “A cobrança é o que filtra os usuários do site. Para uma pessoa que vai ao motel só de vez em quando, não vale a pena se associar”, diz Karin.

Para fazer parte do site Bons de Cama, lançado inicialmente em São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, os motéis associados ao Guia de Motéis não pagam nenhuma taxa de entrada ou mensalidade. Só precisam oferecer benefícios exclusivos aos associados. O motel que aderir terá, ainda, direito a utilizar o selo que o identifica como um “Motel Bom de Cama”.

Outro ponto importante a ser ressaltado, segundo Karin, é o fato de o site Bons de Cama ser totalmente independente do Guia de Motéis. “É um novo portal, que abre um canal específico de comunicação com os hóspedes mais fiéis”, afirma o diretor da empresa, que já detinha o principal veículo de comunicação do segmento moteleiro do Brasil. “Agora ficamos mais fortes, com duas marcas e dois sites para deixar o segmento moteleiro cada vez mais em destaque na mídia e na cabeça dos brasileiros”, declara.

Uma marca que nasce forte

O Guia de Motéis já é reconhecido por seu público como sinônimo de informações confiáveis, com quase dez anos de tradição. Com essa bagagem, a empresa lança mais uma marca, a Bons de Cama. Desenvolvida pela agência de criação que criou a marca do Guia de Motéis, ela traz um conceito alinhado a toda essa credibilidade. Renato Akira Goto, diretor de arte e coordenador de projetos da Sebastiany Branding Design, afirma que o conceito da marca Bons de Cama é baseado na linguagem retrô dos anos 1980, quando o uso de tipografias arredondadas dentro de contornos em perspectiva eram comum.

“A escolha dessa linguagem nostálgica, em voga nos dias de hoje, se deu pelo perfil do público, de comportamento jovem, que constitui a maior parte dos clientes de motéis. Assim, a marca não poderia comunicar uma imagem apenas de economia ou oportunidade, mas sim de proximidade e comportamento”, afirma Akira. Complementando o logotipo, foram criadas as ilustrações dos pictogramas (um anjinho, um diabinho, uma anjinha e uma diabinha) que estarão presentes em toda a identidade, tanto no site, quanto nos materiais de divulgação e nos selos ou adesivos entregues aos motéis participantes.

Para o logotipo, uma nova tipologia foi desenvolvida. “Já fizemos o mesmo para os motéis Acaso, Riviera e Adventure e para as marcas de outros motéis ainda não lançadas. A tipologia personalizada apresenta mais exclusividade e possibilidades criativas. Para a marca do site Bons de Cama, a letra é mais geométrica, com design atual e ao mesmo tempo nostálgico”, declara Akira.

No início do projeto, afirma, havia se levantando a possibilidade de criar um logotipo que fizesse referência ao Guia de Motéis. “Mas temos de lembrar sempre que a marca Bons de Cama será desejada por si só, e não apenas por descontos maiores que os associados terão”, afirma Akira. Por isso, diz, optou-se por algo totalmente novo. O resultado apresentado agora deixa o executivo feliz. “De tudo o que fizemos para o Guia de Motéis, este projeto sem dúvida foi o mais divertido. Envolveu muito estudo antes de pôr a criatividade à prova. Pudemos propor algo inteiramente novo e visualmente ousado. Fazemos parte do público-alvo que a marca pretende alcançar e, por isso mesmo, criamos algo que reflete fortemente a ousadia e a descontração que esse projeto demandava”, diz.

Anjinhos e diabinhos na tela

Parece simples aplicar todo o conceito mencionado por Akira em um site. Mas Silas Augusto, web designer do Guia de Motéis, sabe que não é bem assim. Ele passou sete meses debruçado sobre o projeto para que o site Bons de Cama ganhasse a apresentação atual. “O processo de criação não foi feito só em cima do desenho da marca, mas sim de todo o seu conceito e do apelo que o nome Bons de Cama tem”, afirma Silas.

No início, tudo estava ficando muito parecido com o Guia de Motéis. Até que ele teve a idéia de desenvolver algo completamente novo. “Só depois de muitos layouts descartados é que pensei em algo totalmente diferente. Desenvolvi uma nova idéia mais ousada, já incorporando o conceito de “clube” dos Bons de Cama. Desde o primeiro rabisco até a aprovação final, mais de 12 idéias foram desenvolvidas”, diz.

“O conceito ‘clube’, ao qual se refere Silas, é assim denominado pelo fato de os usuários do site se tornarem, de certa forma, sócios de um clube com os melhores e mais exclusivos benefícios para quem freqüenta motéis com freqüência”, declara Karin Henske, gerente comercial da empresa.

“Essa idéia ganhou força e foi explorada o tempo todo no website. Por ser focado em um público especial e freqüentador assíduo de motéis, o Bons de Cama tem um visual mais refinado e diferenciado dos demais sites do segmento, inclusive do próprio Guia de Motéis”, afirma Silas. Durante a navegação, o internauta também tem a facilidade do sistema de utilização de hierarquias visuais de cores, estrutura, tamanho e peso, com adaptações de padrões a que o usuário do Guia de Motéis já está habituado.

Eles já são Bons de Cama

Até o fechamento desta edição da Moteleiro, mais de 90% dos motéis procurados já havia aderido ao site, oferecendo descontos, benefícios e vantagens exclusivos, nunca vistos no segmento moteleiro do Brasil. “Se por um lado o motel investe mais na atração do cliente por meio de descontos e benefícios, por outro, tem a oportunidade de atingir diretamente o seu público-alvo, formado por aquelas pessoas que literalmente são boas de cama e vão ao motel pelo menos uma vez por semana, os sócios do nosso clube”, diz Karin Henske.

Lucilene R. Bello, gerente dos motéis D’lirium e Rarus, aposta no sucesso do site Bons de Cama. “Como já fazemos parte do Guia de Motéis, que traz resultados satisfatórios, acho que o Bons de Cama não será diferente”, diz ela, que pretende oferecer aos usuários do site um desconto diferenciado e algum tipo de cortesia, como por exemplo, sorvetes e saladas de frutas no verão, ou chocolate quente no inverno. “Para os motéis, o Bons de Cama é uma oportunidade de divulgação, de mostrar qualidades. O cliente só tem a ganhar. Acho que até terá dúvidas sobre qual ir!”, afirma Lucilene. Ela espera que o site atraia muitos clientes novos e os antigos também, “principalmente para o D’lirium que está sendo todo reformado”.

O motivo para o Colonial Palace apoiar a iniciativa foi a possibilidade de comunicação com clientes diferenciados. “Nós vamos oferecer um desconto especial de 30% para os internautas do Bons de Cama”, afirma Rogério Martins, gerente do motel. Ele tem expectativas muito otimistas e acredita no sucesso dessa nova parceria. “Estamos sempre com o Guia de Motéis”, declara.

No Motel Riviera, o que pesou na decisão de aderir ao Bons de Cama também foi o fato de o site ser direcionado especificamente para pessoas que vão a motéis com alta freqüência. José Miguel Amaro Pires, sócio-proprietário do Motel Riviera, afirma que “a principal vantagem para os motéis é atingir diretamente os clientes assíduos. E para os clientes é descolar descontos especiais disponíveis somente no site Bons de Cama. É uma grande oportunidade fazer essa mídia diferenciada”. A expectativa de José Miguel é conseguir fidelizar mais clientes. “Somos parceiros do Guia de Motéis há mais ou menos quatro anos. Acredito que o guia é uma das melhores formas de propaganda para motéis”, afirma.

E não foram só os motéis de São Paulo que acreditaram: em Minas Gerais, os motéis Trevo e GT também já estão participando. Rogério Marcio Felipe Cardoso, diretor da rede, declara que decidiram aderir ao novo site Bons de Cama, pois o Guia de Motéis é um grande parceiro para o crescimento e a fidelização dos clientes.

Ele espera expandir o contato com os clientes fiéis, mas também incentivar os menos assíduos a freqüentar cada vez mais. Parceiros do site desde o início do trabalho comercial na região, ele afirma “Certamente será um sucesso igual ao Guia de Motéis”.

O site https://www.bonsdecama.com.br/ já está no ar. Acesse e conheça todas as possibilidades que este novo portal criado especificamente para motéis e clientes Bons de Cama oferece.

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *