Não deixe o seu enxoval ir por água abaixo

Qual hospede não observa se roupas de cama e banho estão impecavelmente limpas? Todos nós gostamos de roupas bem passadas, sem manchas, sem rasgos, lençóis brancos perfumados, travesseiros com fronhas impecáveis e cobertores limpos e sem cheiros desagradáveis.

Ao contrário do que se pensa, o enxoval tem uma representatividade muito grande no custo operacional do motel. Por isso, é preciso saber comprar corretamente a roupa de cama e banho. O retorno desse investimento é a satisfação do hospede com a sensação de conforto no momento da hospedagem.

Mas atenção, cuidado para não comprar gato por lebre. É comum encontrar lençol percal de 150 fios sendo vendido como 180 fios.  E tolhas de banho e rosto com tamanho e gramagem muito diferente de um fabricante para outro. Antes de detalharmos tecnicamente os itens para escolher o melhor enxoval (durabilidade, cores, medidas, acabamentos e personalização), vamos traçar um planejamento dos cuidados que precisamos ter com o enxoval já em uso.

Temos que nomear um responsável para cuidar do enxoval do motel. Ele irá controlar o estoque de roupas, realizando uma auditoria semanal sobre a quantidade de peças em uso, desgaste e extravio. Você sabia, por exemplo, que é preciso um descanso mínimo de 36 horas da lavagem para se colocar o enxoval em uso novamente?  Só assim as peças vão alcançar o máximo de desempenho e durabilidade.

A maneira como o enxoval é transportado até o apartamento também é importante. É preciso  comentar a maneira equivocada , ou  sem treinamento que algumas arrumadeiras carregam as peças limpas para a suíte. Elas levam o enxoval limpo abraçado ao seu corpo molhado de suor. Ou seja, quando vai forrar a cama, o lençol já não esta mais perfeitamente higienizado. Outro detalhe de higiene, é o enxoval que acabou de ser usado pelo hospede (sujo). Se a arrumadeira não for bem treinada, vai carregá-lo junto ao seu corpo, com possibilidade de ser infectada por alguma bactéria.

É, o enxoval realmente exige muita atenção.

Antonio Carlos Morilha é professor, pós-graduado em hotelaria pelo Senac e diretor de treinamento e reciclagem profissional pela Apam. Presta consultoria para motéis.

Tel: (11) 5574-6903 / 9552-2710

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *