Não seja extinto!

As últimas edições da revista Moteleiro têm tratado das mudanças que estão ocorrendo em nosso setor. Muitos proprietários já perceberam isso e têm provocado uma verdadeira revolução em seus motéis. O próprio Guia de Motéis, site referência no Brasil, está lançando uma nova plataforma para reservas de estadias em motéis, que deve impactar (e muito) nosso segmento.

Embora as mudanças já estejam ocorrendo e a recessão econômica esteja mais próxima do fim, muitos ainda insistem em não aceitar a evolução do mercado. Existe um falso consenso de que a manutenção do status quo é aceitável.

Charles Darwin foi um dos mais importantes cientistas da humanidade. Sua teoria da “evolução das espécies” revolucionou a compreensão da influência que o meio ambiente tem sobre nós. Um exemplo clássico são os dinossauros e a sua extinção. As principais teorias afirmam que esses animais não se adaptaram às novas condições do meio ambiente e, por conta disso, foram extintos ao longo dos anos.

Mas o que Darwin e os dinossauros têm em comum com os nossos motéis? A gestão de nossos negócios não é diferente. Os mercados mudam, a economia muda, o público consumidor muda e nós, como gestores, devemos buscar evoluir sempre. Manter nosso negócio, da mesma maneira ao longo do tempo, é sinônimo de fracasso ali na frente.

Evoluir e crescer não é uma escolha do empreendedor – é um dever para permanecer no mercado. Quem ainda tem dúvidas, é só olhar os exemplos modernos como o Uber, que impactou os táxis; Airbnb, que revolucionou a hospedagem; Amazon, que mudou o varejo; e a Apple, que reinventou o telefone. Essas empresas foram verdadeiros asteroides em seus mercados e, em alguns casos, levaram à extinção empresas e modelos de negócios tradicionais.

A lista é bem extensa e todos os setores têm pontos de ruptura do método tradicional de fazer negócios.  A próxima geração dos nossos consumidores já está aí e precisamos evoluir junto com o mercado, buscando novas formas de relacionamento com esses clientes.

Hoje, gerir um motel é estar atento ao que acontece no mercado. É buscar profissionalizar as rotinas diárias. Além disso, padronizar os serviços que envolvem o cliente é uma obrigação em negócios que atuam em nosso setor.

Criar conceitos novos em nossas suítes, modernizar a comunicação com nosso cliente, facilitar a compra (reservas on-line) e dispor de informações atualizadas são mais algumas das competências atuais necessárias.

Enfim, tudo isso objetiva tornar nossos motéis negócios perenes que não serão extintos na próxima queda de um asteroide.

Vinícius Roveda
Diretor geral da Zeax Motéis, empresa especializada em administração, consultoria e franquia de motéis
Atua com as marcas Zaya e Drops Motéis
Contatos: 11 4506-3179 / www.zeaxmoteis.com.br / vinicius@zeaxmoteis.com.br
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