O futuro dos motéis

Empresários de todo o Brasil têm conversado comigo, preocupados com o futuro de seus motéis. Nessas conversas, ouço perguntas como: o consumidor mais jovem vai continuar se hospedando em motéis? Motel ainda é um investimento rentável? Como faço para melhorar o faturamento? Surgem ainda lamentações antigas que fazem referências ao passado, como “antigamente eu faturava muito”, “tinha fila de espera a partir da terça-feira” ou “minha margem era de 50%”.

Provavelmente, não vamos conseguir prever o futuro, mas podemos estudar e analisar o presente. Com base no presente, podemos ter certeza que o mundo não é mais o mesmo. Os hábitos de consumo mudaram, os valores da nossa sociedade mudaram e a internet nos tornou indivíduos conectados em rede e facilitou o acesso a informações e dados. Como consequência, todas as empresas de todos os ramos estão mudando e se reinventando.

E em relação aos motéis? Os clientes não agem mais da mesma forma, os funcionários não agem mais da mesma forma, e os empresários… Bem, alguns ainda agem da mesma forma. Como podemos esperar resultados melhores no futuro se continuamos no presente fazendo as mesmas coisas do passado?

Se puder deixar uma dica para o futuro, ela é: faça algo diferente! Comece buscando ajuda de profissionais especializados como consultorias, arquitetos, engenheiros, agências de comunicação, advogados e outros profissionais. O risco e o custo de fazer tudo sozinho são muito maiores do que ter bons parceiros e fornecedores.

Mesmo empresas pequenas e familiares precisam ter uma gestão profissional para conseguir sobreviver no mundo atual, ter margem de lucro e assim voltar a ter rentabilidade no investimento motel. Para finalizar essa reflexão sobre passado, presente e futuro, deixo aqui um provérbio chinês: “A melhor época para plantar uma árvore foi há 20 anos. A segunda melhor é agora”.

 

Felipe Martinez

Presidente da Associação Brasileira de Motéis (ABMotéis)

felipe@abmoteis.com.br

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *