Para que tudo dê certo, o líder precisa falar. E bem.

lider

Depois que você trabalhou intensamente para garantir aos seus clientes uma boa estrutura – moderna, aconchegante, acolhedora – e depois que você escolheu cuidadosamente os pratos do cardápio – a carta de vinhos e champanhes e uma boa tecnologia -, é preciso garantir que a equipe do motel continue sempre desempenhando bem suas funções. Na busca pela excelência na qualidade de atendimento, é necessário e fundamental ter um líder nota dez.

Uma equipe precisa de um líder, isso é fato. Este líder precisa estabelecer uma comunicação clara, objetiva e respeitosa, que influencie positivamente seus liderados. Precisa de atitudes que conquistem mentes e corações, de proximidade e convivência com o time. Mais do que checar se processos estão sendo cumpridos, se o atendimento está bem feito, é preciso convencer a equipe de que os membros estão no caminho certo, com entusiasmo, respeito e escuta qualificada de todos que compõem o time.

Para se comunicar com as pessoas, bem servido estará se acionar os dois ouvidos e a boca. Sim, por isso temos dois ouvidos e uma boca! A receita é ouvir sempre e só então falar. Ouvir ideias, contribuições e incômodos são atitudes a favor do líder.

Ao falar com seus colaboradores, é fundamental que o líder transmita exatamente a filosofia da empresa em seu discurso, deixando claras as razões de fazer de uma forma e não de outra, o que isto impactaria no resultado final, nas mensagens e imagens que gostariam de deixar para seus clientes. Argumentar, mostrar convicções e convencer, ter ideias claras, estar sempre alinhado à direção e propósito da empresa.

Fundamental é a prática dos feedbacks – qual profissional não gosta de saber como está seu desempenho no trabalho? O que pode ainda ajustar? Receber críticas construtivas para que possa se desenvolver e ser percebido pelo excelente trabalho é um desejo dos liderados e sempre motivarão as equipes. Falar também sobre os pontos fortes, elogiar. Elogiar sua equipe é fundamental!

A procura por soluções conjuntas, entre líder e liderados, influenciará positivamente e resolverá situações difíceis, minimizando os conflitos nos relacionamentos, já que a arrogância, agressividade e ironia são atitudes que não compõem um bom  líder.

Aristóteles, desde os primórdios em que estudava a comunicação dos homens, já dizia: “Irrite-se com a pessoa certa, do jeito certo, na hora certa e pelo motivo certo”. Conseguir transmitir mensagens com emoção significa deixar o outro perceber, de fato, sua intenção e deixar sua marca, de um mestre – gentil, assertivo e, quem sabe, inesquecível. Conte com a sua comunicação e exerça a sua melhor liderança.

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