Planejamento estratégico de final de ano

O ano de 2017 se aproxima do fim. Parece clichê escrever a última coluna deste ano sobre esse tema, mas o fim de ano é uma época muito importante para os negócios. Importante, pois essa é a fase ideal para fazer o planejamento estratégico.

Planejamento estratégico não é algo dirigido somente às grandes empresas. Mesmo pequenos e médios negócios devem elaborar um plano estratégico, por mais simples que seja. Saber aonde se quer chegar é o primeiro passo na evolução de qualquer empresa.

Nos motéis não é diferente. Neste ano, nós trabalhamos com motéis que cresceram dois dígitos, e também com aqueles que tiveram queda de mais de 20% na ocupação. Fazer um planejamento pode ser o passo inicial para mudar o cenário atual.

Existem diversas formas de elaborar um planejamento estratégico. Cada um define o método que entende melhor. Vamos explicar aqui um formato que nós usamos na Zeax. Nosso planejamento é feito individualmente para cada motel e é divido em três partes. Na primeira, traçamos a situação atual do motel e do mercado. A segunda é composta pelos objetivos que pretendemos alcançar nesse motel. E a terceira parte é destinada ao plano de ação, como vamos executar esse planejamento.

A primeira parte do planejamento é um resumo da situação atual do motel. Nessa parte, o importante é consolidar em um só documento a situação do motel e do mercado. Nós incluímos informações da estrutura, ocupação, faturamento, despesas e marketing do motel. Também fazemos um levantamento do cenário local e da concorrência. Essa etapa tem que consolidar as informações e gerar um olhar crítico sobre o motel.

A segunda fase comporta os objetivos que se tem para o negócio. Com base na análise da situação atual, o moteleiro pode traçar os objetivos do seu motel para o próximo período. Alguns exemplos de objetivos são: reformar os apartamentos número 01, 23, 37, reduzir as despesas operacionais em 10%; aumentar a ocupação do motel em 5%; implantar novo sistema de aquecimento de água; mudar sistema de gestão, etc. A lista pode ser extensa, o ideal é conversar com os envolvidos na gestão do motel e relacionar os objetivos principais.

Traçados os objetivos, a última etapa do planejamento estratégico é o plano de ação. Essa fase é o como fazer. No plano de ação devem ser descritas as estratégias para alcançar os objetivos. Para cada estratégia, defina quem será o responsável, o tempo e os recursos financeiros necessários, além da origem destes.

O planejamento ideal é criado e compartilhado com todos os envolvidos na execução. É motivador para a equipe fazer parte dessa etapa. É possível, também, atrelar alguma meta de bonificação para os envolvidos, caso os objetivos sejam alcançados.

Vinícius Roveda
Diretor geral da Zeax Motéis, empresa especializada em administração, consultoria e franquia de motéis
Atua com as marcas Zaya e Drops Motéis
Contatos: 11 4506-3179 / www.zeaxmoteis.com.br / vinicius@zeaxmoteis.com.br
Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *