Prêmio Guia de Motéis 2017/2018

Você já ouviu falar sobre o Sistema de Informações Guia de Motéis? Trata-se do banco de dados no qual são armazenadas as informações sobre milhares de motéis por todo o Brasil, juntamente com as preferências de mais de três milhões de usuários cadastrados, que utilizam o site diariamente em busca de opções.

Foi através desse sistema que se tornou possível gerar e oferecer referências importantes e atualizadas ao mercado moteleiro, como o Índice Nacional de Preços da Motelaria (INPM), que é divulgado anualmente pelo Guia de Motéis na Revista Moteleiro e apresenta médias e variações de valores durante o período de um ano. Agora, os dados armazenados contribuíram com o desenvolvimento de uma outra novidade: o Prêmio Guia de Motéis.

O prêmio, que estreia sua primeira edição e ocorrerá bienalmente, tem como objetivo tornar públicas as tendências populares entre usuários cadastrados no site. Elas resultaram na criação de rankings de preferências populares. “Nós percebemos que tínhamos informações muito valiosas em nosso sistema e que elas poderiam representar uma tendência entre os usuários. Foi assim que surgiu a ideia de criar o prêmio”, conta o Diretor Executivo da empresa, Roberto Discher.

O ranking foi elaborado a partir do levantamento das preferências salvas pelos usuários cadastrados no Guia de Motéis em suas contas nos últimos dois anos. Isso porque, ao se registrarem e navegarem pelo site, eles têm a possibilidade de classificar em até sete categorias diferentes qualquer motel cadastrado, sendo elas: 1) Motel favorito; 2) Motel dos sonhos; 3) Top em gastronomia; 4) Top em custo/benefício; 5) Top em atendimento; 6) Top em limpeza; 7) Top em decoração.

Após dois anos de coleta e armazenamento dos dados, foi preciso compilar as informações e organizá-las de acordo com o objetivo que, neste caso, foi o de descobrir quais são os motéis mais populares na opinião dos usuários em categorias preestabelecidas. “A lista de preferências de cada usuário fica armazenada em nosso banco de dados. Com base no levantamento e análise dessas informações, elaboramos o ranking dos top 10 motéis mais populares em cada categoria”, explica Discher.

Embora tenha sido necessário destrinchar todas as informações armazenadas nas contas dos usuários, nenhum dado foi analisado individualmente, mas sim como um todo. A medida visa preservar a identidade e privacidade de cada cadastro. “Sabemos que um determinado motel é top 10 em gastronomia, mas não olhamos individualmente se foi o usuário X ou Y que avaliou”, diz o diretor. Além disso, para garantir a confiabilidade dos números e dos motéis envolvidos, outro cuidado foi tomado: o de definir um número mínimo de usuários que avaliaram determinada categoria – uma espécie de margem de corte – que validou a seleção das regiões participantes.

Na edição 2018 do Prêmio Guia de Motéis, que contou com a classificação de mais de 60 mil usuários cadastrados no site, 13 regiões participam do ranking e premiam 350 motéis. “Ao todo, o prêmio tem 350 colocados, distribuídos em 35 rankings top 10, porém, alguns motéis são contemplados em mais de uma categoria, somando mais de 170 estabelecimentos premiados”, esclarece Discher.

Clique aqui para acessar o site oficial do prêmio e conferir as regiões participantes e os motéis classificados.

 

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *