Você precisa (des)aprender!

Se você é um moteleiro “raiz”, da primeira geração, que construiu tudo do zero com muito suor e trabalho, saiba que você tem a minha profunda admiração e respeito, mas eu  preciso ser sincero com você: seu desafio para os dias de hoje é imensamente maior do que os moteleiros mais novos que cresceram levando pão com Nutella na lancheira da escola. Digo isso pelo simples fato de que esses precisam aprender, e você, meu caro, precisa desaprender muita coisa.

É natural que, após décadas à frente do seu motel, fazendo e acontecendo, superando diversas crises e mesmo assim inovando, você tenha um monte de ideias profundamente enraizadas na sua cabeça. É a sua história. O problema é que muitas delas, apesar do sucesso que você teve até aqui, eu tenho certeza, já não funcionam mais. Tenho visto vários moteleiros, inclusive da nova geração, pois estes foram alimentados com o conhecimento da velha geração, batendo cabeça insistindo em ideias que, apesar de parecerem novas, são velhas ideias disfarçadas. Sabe aquela história de fazer a mesma coisa esperando resultados diferentes? É bem isso…

O maior desafio não é aprender coisas novas, e sim desaprender as coisas que você sabe e não deixam espaço para o novo entrar. É impressionante a barreira que existe para novas ideias fazerem sentido na cabeça das pessoas com mais tempo de estrada.

Não tem jeito. Para ter sucesso nos dias de hoje, você vai ter que trabalhar e investir tanto quanto no passado, mas agora com outro foco. Não dá mais para fingir que está trabalhando e fazer o caixa não é trabalhar!

Pense nisso nesse começo de ano. Olhe para os motéis e empresas que mais estão bombando, desapegue-se do que você já sabe e tente descobrir qual é o novo caminho para o sucesso!

Feliz ano-novo!

 

Rodolfo Elsas

Diretor do Guia de Motéis

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *